Como todo grande artista, tem obras tão especiais quanto ‘Os Girassóis’, mas que não são tão conhecidas. O Vinhedo Vermelho é frequentemente citado como a única pintura de Van Gogh vendida durante sua vida, mas ainda assim é praticamente desconhecida para muitos, até mesmo para os fãs de seu trabalho.
Embora quase todos conheçam A Noite Estrelada e Os Girassóis, e muitos apreciadores de arte estejam familiarizados com os autorretratos de Van Gogh, as flores de cerejeira e Os Comedores de Batatas, poucos têm um conhecimento abrangente de sua extensa obra, composta por cerca de 900 pinturas.
Mesmo tendo estudado arte na faculdade de Design e de ser uma grande fã de Van Gogh, muitas dessas obras ainda eram desconhecidas para mim. Foi uma grande alegria descobrir ‘novos’ trabalhos de um artista que admiro há tanto tempo.
1 – Le Moulin de blute-fin(1886)
Autenticado como uma verdadeira obra de Van Gogh apenas em 2010, o curador Dirk Hannema teve dificuldades para convencer outros da autenticidade do Moinho Blute-Fin e faleceu antes de receber reconhecimento oficial. Hannema, conhecido por comprar falsificações, fez com que poucos acreditassem na autenticidade da obra.
Embora o Moinho Blute-Fin apresente várias figuras humanas em uma paisagem, o estilo inconfundível de Van Gogh torna difícil entender a controvérsia sobre sua autenticidade. Pintada durante o período em que Vincent vivia em Paris, é uma das poucas pinturas de moinhos de vento que ele fez.
2 – Portret van Etienne-Lucien Martin (1887)
O homem retratado era dono de um restaurante que Van Gogh frequentava em Paris. Etienne-Lucien chegou a exibir obras de Van Gogh e seus amigos em seu restaurante, mas retirou-as quando achou que estavam afastando os clientes.
É provável que Vincent tenha pintado o retrato como um agradecimento, mas decidiu não presenteá-lo após a rejeição de Martin.
3 – Femm dans un Jardin (1887)
A pintura tem a sensação de uma foto espontânea, como se estivéssemos no jardim assistindo a mulher colher flores.
Não se sabe quem é a mulher retratada. Em 1887, enquanto vivia com seu irmão e escrevia menos cartas, Van Gogh não mencionou essa pintura.
Durante sua estadia em Paris, Van Gogh começou a usar cores mais vibrantes, como verdes e azuis.
4 – Der Mann ist auf See (1889)
Vincent pintou essa obra enquanto estava no Asilo Saint-Paul, na França, criando várias obras inspiradas em outros artistas devido à sua limitada capacidade de viajar e encontrar novos temas.
5 – The Drinkers, after Daumier (1890)
Esta pintura, criada durante o tempo de Van Gogh no asilo, é baseada em uma gravura em madeira do artista francês Honoré Daumier.
Van Gogh adicionou cor e energia à gravura, criando uma versão que lembra as caricaturas satíricas vitorianas de Daumier.
A Obra é uma paródia das quatro idades do homem e aborda a miséria do alcoolismo e seu impacto geracional. As cores vibrantes, especialmente o verde, podem representar o absinto, uma bebida popular na época de Vincent.
——-
Conte-nos nos comentários se alguma das pinturas listadas era nova para você e qual foi a sua favorita. E aproveite para testar seus conhecimentos sobre outras obras famosas de Van Gogh no nosso Quiz!