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Este Carro Esportivo Representa o Futuro dos Veículos Elétricos

Será o maior desafio para a gigante Tesla?

Ele esconde um segredo revolucionário.

Veículos elétricos estão à beira de tornar seus concorrentes a combustão obsoletos. Os carros mais vendidos no mundo agora são elétricos, e a infraestrutura de carregamento está quase completa, especialmente em regiões como a Europa. No entanto, para que os VEs realmente dominem o mercado e descarbonizem nossas estradas, eles precisam se tornar muito mais acessíveis sem comprometer a usabilidade. Eles também precisam convencer os aficionados por carros a gasolina de que podem proporcionar uma experiência de condução emocionante, não apenas uma aceleração rápida. Só então o mercado de massa e os compradores de carros de alto desempenho adotarão os VEs. Bem, um carro conceito totalmente funcional da Nyobolt promete realizar exatamente isso, adotando uma abordagem inovadora para os VEs.

A tendência atual para tornar os VEs mais práticos é equipá-los com baterias enormes, caras e pesadas, estendendo sua autonomia para bem mais de 300 milhas, enquanto tenta manter os tempos de carregamento rápido abaixo de 30 minutos. Essa tem sido uma excelente estratégia nos últimos anos, permitindo que empresas como Tesla, Polestar e Hyundai vendam VEs em grandes quantidades. No entanto, a jornada média de carro nos EUA é de apenas cerca de 12 milhas, e a maioria dos proprietários usa toda a autonomia de seus veículos apenas ocasionalmente. Dessa forma, essa abordagem é extremamente desperdiçadora, pois na maioria das vezes, você usa apenas uma pequena parte da capacidade da bateria.

No entanto, existe uma alternativa para tornar os VEs mais práticos. Em vez de instalar uma bateria enorme, basta usar uma pequena que seja adequada para a condução diária, com uma autonomia de cerca de 150 milhas, mas que possa ser carregada em menos de 5 minutos, tornando as viagens longas viáveis. Essa abordagem é muito mais eficiente e inteligente, pois a bateria menor utiliza muito menos material, emite menos carbono em sua produção, é significativamente mais barata e melhora drasticamente as características de condução do carro. Isso torna o veículo mais eficiente, com uma aceleração mais rápida, uma condução mais suave, uma melhor frenagem e um desempenho superior em curvas acentuadas. Além disso, uma bateria menor permite um melhor aproveitamento do espaço, possibilitando que o carro seja menor, com o mesmo espaço interno, utilizando menos material, sendo mais barato de produzir e ainda podendo incluir maiores e mais seguras zonas de deformação.

Em teoria, essa é uma solução muito superior. Contudo, existem dois grandes problemas. Primeiro, como as baterias carregam mais lentamente à medida que se aproximam da carga total, pacotes de baterias menores carregam a uma taxa média muito mais lenta do que pacotes de baterias maiores feitos com as mesmas células. Portanto, fazer uma bateria pequena carregar em velocidades ultrarrápidas é extremamente desafiador. Além disso, baterias de carregamento rápido tendem a ter uma vida útil mais curta, o que nos leva ao segundo ponto: ciclos de carga. Uma bateria menor pode precisar ser carregada quatro vezes para fornecer a mesma autonomia que uma maior. Como a vida útil da bateria é medida em ciclos de carga, isso significa que uma bateria menor pode durar apenas um quarto das milhas de uma maior. Assim, essas baterias de carregamento ultrarrápido, que já são difíceis de fabricar, também precisam durar quatro vezes mais que uma bateria de íon-lítio típica para que essa abordagem seja viável. Esse desafio de engenharia tornou essa abordagem inviável para muitos fabricantes.

Mas isso não é um problema para a empresa britânica de baterias Nyobolt. Não só criaram a bateria perfeita para essa abordagem, como também construíram e testaram um carro esportivo leve inspirado na Lotus para demonstrar sua eficácia.

Este carro conceito é realmente leve, pesando 1.246 kg (2.746 lbs). Isso é meia tonelada mais leve que um Model 3 e apenas 108 kg mais pesado que um Lotus Exige Cup 430 atual (238 lbs). No entanto, enquanto o Lotus tem “apenas” 430 cavalos de potência, o Nyobolt tem 470. Embora não haja tempos oficiais de 0 a 60 mph para o Nyobolt ainda, sua transmissão sem marchas e potência extra provavelmente significam que é muito mais rápido que os 3,7 segundos do Lotus. Minha estimativa seria 3,2 segundos.

Isso significa que o Nyobolt atinge o equivalente a 2.593,29 km de autonomia adicionada por hora de carga. Para comparação, o veículo elétrico de carregamento mais rápido atualmente à venda é o Porsche Taycan Plus, que alcança 1.303,79 km de autonomia adicionada por hora de carga, ou quase metade do Nyobolt!

No entanto, os proprietários do Taycan relatam que suas baterias mantêm apenas 90% da capacidade após percorrerem 249.448 km, o que equivale a 442 ciclos de carga. Enquanto isso, a Nyobolt submeteu sua bateria a 4.000 ciclos de carga rápida, o equivalente a dirigir seu carro esportivo por 997.792 km, e descobriu que ainda retinha mais de 80% da capacidade. Em outras palavras, a degradação da bateria não é um problema para as baterias Nyobolt, mesmo com carregamentos rápidos constantes.

Além disso, o Taycan pesa literalmente uma tonelada a mais que o Nyobolt! Assim, o Nyobolt naturalmente terá um desempenho superior em curvas, melhor frenagem e proporcionará uma experiência de condução mais envolvente.

Então, como a Nyobolt conseguiu isso? Bem, sua bateria utiliza os melhores materiais de eletrólito, cátodo e separador do mercado, mas também usa seus próprios materiais de ânodo de alto desempenho patenteados. Isso confere às baterias uma impedância incrivelmente baixa, permitindo que carreguem mais rápido sem superaquecer ou se danificar. Além disso, a Nyobolt desenvolveu um sistema de gerenciamento de bateria e um sistema de refrigeração altamente sofisticados que garantem que cada bateria esteja carregando o mais rápido possível sem superaquecimento.

No entanto, essas baterias são apenas um conceito por enquanto. Mas os fabricantes estão profundamente interessados, graças ao carro conceito que demonstra sua excelência. De fato, 8 fabricantes estão em negociações com a Nyobolt para usar suas baterias. Assim, a Nyobolt afirmou que poderia começar a fabricar a bateria ainda este ano. No entanto, a produção inicial seria pequena, com apenas 1.000 unidades. No entanto, o modelo de fabricação “flexível” e brilhante da Nyobolt pode permitir que eles escalem rapidamente para 2 milhões de unidades por ano.

Dessa forma, você pode ser capaz de comprar um carro com essas baterias impressionantes em apenas alguns anos!

E mais, pode não ser um carro esportivo super caro. Pegue o Citroën e-C3, por exemplo. Ele tem uma bateria de 45 kWh que leva 32 minutos para carregar de 10% a 80% e oferece uma autonomia real de apenas 257,50 km. Mas, a R$157.826, é um dos VEs mais baratos no Reino Unido. O Reino Unido também está previsto para ter mais de 1.000 carregadores de 350 kW instalados nos próximos um ou dois anos. Então, imagine se a Citroën oferecesse uma versão quase idêntica com uma bateria Nyobolt de tamanho similar por R$193.432 (assumindo que as baterias Nyobolt sejam aproximadamente duas vezes mais caras que as atuais). Bem, esse carro poderia fazer viagens longas mais rapidamente que um Model 3 padrão, pois passaria menos tempo carregando, custando R$93.540 a menos. Seu pacote de baterias também duraria mais que o do Model 3.

Será que a Nyobolt vai revolucionar e transformar o futuro dos carros elétricos para sempre? Eu não sei, mas se você quer saber mais sobre os carros mais icônicos da história, participe do quiz abaixo:

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