Nesse último sábado (31), a antiga rede do passarinho (Twitter) e agora X, foi oficialmente suspensa no Brasil. A medida foi determinada pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) em cumprimento a uma ordem do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF).
O que levou a essa decisão?
A suspensão da rede social no país foi motivada pelo descumprimento de uma ordem judicial. A plataforma havia sido notificada para nomear um representante legal no Brasil após Musk ter fechado a sede no país, algo que, segundo as autoridades, não foi realizado dentro do prazo estabelecido. Em resposta a isso, o ministro Moraes determinou que Carlos Baigorri, presidente da Anatel, tomasse as providências necessárias para que os provedores de internet bloqueassem o acesso ao X em todo o território nacional.
Prazo para bloqueio
A ordem determina que todas as operadoras implementem o bloqueio total até quarta-feira, 4 de setembro. Contudo, muitas operadoras já começaram a cumprir a ordem e usuários em várias regiões do país estão relatando estar sem acesso ao X.
Multa para acesso via VPN
Alguns usuários começaram a sugerir o uso de redes virtuais privadas (VPNs) como uma alternativa para driblar o bloqueio, no entanto, essa solução pode sair caro. A decisão do ministro Alexandre de Moraes inclui uma multa diária de R$ 50 mil para qualquer pessoa que utilizar esse tipo de recurso para acessar a rede social.