Estava conversando com meus amigos que fizeram faculdade de Moda comigo e o tema da semana foi unânime: o Uniforme da Seleção Brasileira para as Olimpíadas em Paris!

Além de nós, vários internautas expressaram suas opiniões negativas em relação aos uniformes, afirmando que eles refletem a desvalorização e o menosprezo pelo esporte no Brasil, e que essa percepção é representada pelos trajes.
Os trajes para as Cerimônias de Abertura e Encerramento foram desenhados e confeccionados pela Riachuelo, uma rede brasileira de lojas pertencente ao Grupo Guararapes Confecções. Além disso, a Riachuelo também criou as roupas de viagem da delegação brasileira.
Depois de tanta repercussão negativa, o Comitê Olímpico do Brasil (COB) e o Ministério do Esporte disseram que os trajes para a Cerimônia de Abertura foram desenvolvidos com um enfoque sustentável, usando tecido reciclado e confeccionados de forma artesanal por bordadeiras de Timbaúba dos Batistas, no Rio Grande do Norte. Os uniformes destacam a biodiversidade brasileira, com cores predominantes em verde, azul e amarelo, e incluem jaquetas jeans bordadas à mão.

Para a competição, a fornecedora oficial de material esportivo é a Peak, que produziu os uniformes usados na Vila Olímpica, nos locais de competição e nos pódios. Além disso, a Riachuelo forneceu os uniformes de viagem e os trajes da cerimônia de abertura, combinando elementos da biodiversidade brasileira com inspirações francesas.
Os uniformes exaltam a fauna e a flora do País. As cores das camisetas são alusão à bandeira do Brasil, com as tonalidades de verde, azul e amarelo presentes em grande parte das peças.

Para finalizar, temos tantos designers e artistas da moda incríveis no Brasil, nossa moda é muito rica e, no fim, entregamos algo muito básico e sem personalidade. Quem sabe, para a próxima Olimpíada, poderemos escolher algo mais criativo que represente verdadeiramente a riqueza do nosso lindo país.
Você já viu os uniformes das outras delegações para esta Olimpíada? Confira abaixo no nosso quiz!