InícioEsportesQuanto os times da Série A faturam com patrocínios de casas de...
- Publicidade -
Google search engine

Quanto os times da Série A faturam com patrocínios de casas de apostas?

Em 2023, as receitas de marketing no futebol brasileiro, abrangendo patrocínios e ações como licenciamento de marcas e vendas de produtos, registraram um crescimento de 22%, atingindo R$ 1,4 bilhão entre os 20 clubes mais lucrativos do país.

Os dados analisados foram extraídos das demonstrações contábeis públicas dos clubes. Juntos, os direitos de TV, transferências de jogadores e receitas de marketing representaram mais de 70% do faturamento total dos clubes no ano passado, que somou R$ 8,9 bilhões.

Segundo Amir Somoggi, especialista em marketing esportivo e autor da pesquisa, há um potencial significativo para a geração de novas receitas, tanto por meio de patrocinadores quanto da base de torcedores, ultrapassando os modelos atualmente em vigor. “A transformação no marketing pode alterar significativamente a diversificação das fontes de receita no setor”, observa.

De acordo com estimativas da Sports Value, os patrocínios ainda correspondem a cerca de 73% das receitas de marketing dos clubes que revelam seus dados. No entanto, alguns times estão explorando novas oportunidades comerciais, como o licenciamento de marcas e a venda de produtos, ampliando suas fontes de receita.

No ranking geral de receitas de marketing em 2023, Flamengo, Palmeiras, Corinthians, São Paulo, Grêmio e Athletico-PR ocupam as primeiras posições, com arrecadações de R$ 242 milhões, R$ 159 milhões, R$ 117 milhões, R$ 95 milhões e R$ 78 milhões, respectivamente.

O Grêmio, por exemplo, teve um crescimento significativo em suas receitas após o retorno à Série A, impulsionado pela contratação do uruguaio Luiz Suárez e pelo licenciamento da marca, que contribuiu com 7% da receita total do clube em 2023.

O Athletico-PR também demonstra avanços com uma diversificação crescente de suas fontes de receita. O serviço OTT, que distribui conteúdos pela internet, gerou R$ 29 milhões em 2023, representando 6% do faturamento total do clube.

No aspecto comercial, os clubes brasileiros, apesar de estarem inseridos em um dos maiores mercados publicitários do mundo, ainda estão longe de atingir seu pleno potencial, conforme aponta o relatório. Em 2023, as receitas de marketing, incluindo patrocínios e licenciamento, somaram aproximadamente 285 milhões de dólares. Em contraste, a Premier League registrou 2,1 bilhões de dólares, enquanto a Bundesliga e LaLiga alcançaram 1,3 bilhão e 930 milhões de dólares, respectivamente.

Uma nova abordagem para os patrocínios

O relatório da Sports Value revela que o marketing esportivo no Brasil precisa de maior qualificação. As análises indicam que, para obter um retorno sobre o investimento (ROI) eficaz, não basta apenas exibir marcas em placas, uniformes e backdrops.

“O modelo brasileiro de excesso de poluição visual e impacto reduzido, causado pela falta de ativações estratégicas, limita o potencial do marketing esportivo no país”, aponta o documento. Ele também destaca a grande dependência das casas de apostas esportivas, que têm ocupado vários espaços no futebol. Uma análise do Ibope Repucom evidencia o nível de poluição visual nas propriedades dos clubes brasileiros. Entre os setores mais presentes no esporte, estão o financeiro em primeiro lugar, seguido por serviços de saúde e apostas esportivas.

Você conhece todos os times da Série A 2024? Responda ao nosso quiz abaixo e descubra.

Curtiu? Quer jogar mais quizzes assim visite www.inquizzitor.com.br

ARTIGOS RELACIONADOS

Brasil Conquista 20 Medalhas em Paris 2024

A participação do Brasil nos Jogos Olímpicos de Paris 2024 foi marcada por grandes emoções e conquistas memoráveis. Neste sábado (10), a delegação brasileira...

Quando a Arte era um ‘Esporte’ Olímpico

Desde o início dos Jogos Olímpicos modernos, em 1896, mais de 130 esportes foram disputados, incluindo alguns inusitados como cabo de guerra e tiro...

Rebecca Andrade, a maior campeã olímpica do Brasil!

Rebecca Andrade, esse é o nome dela!! Rebecca é um verdadeiro fenômeno na ginástica! Ela fez história hoje, levando o nome do Brasil ao...
- Publicidade -
Google search engine

MAIS POPULAR

- Publicidade -
Google search engine

COMENTÁRIOS RECENTES