Vegetais de folhas verdes e nozes podem ser prejudiciais?
Quem imaginaria que vegetais de folhas verdes poderiam fazer mal à saúde? Parece estranho, não? Afinal, eles são recomendados em praticamente todas as dietas. Embora sejam saudáveis, podem contribuir para dores nas articulações e até pedras nos rins.
Acredite se quiser, se o seu microbioma intestinal não estiver equilibrado ou se você não estiver ingerindo vitamina K2 suficiente, vegetais de folhas verdes, algumas nozes e até a saudável batata-doce podem se tornar problemáticos.
Os oxalatos podem ser prejudiciais à saúde, formando cristais que causam pedras nos rins e dores nas articulações, além de interromper processos biológicos. Eles interferem na produção de energia das células, prejudicando as mitocôndrias e provocando estresse oxidativo, permitindo que radicais livres causem danos ao corpo.
Se você percebe que sua energia oscila ou tem desequilíbrios minerais no sangue, alimentos normalmente saudáveis, como espinafre, batata-doce ou beterraba, podem estar contribuindo para esses problemas. Para algumas pessoas, esses alimentos podem ser mais prejudiciais do que benéficos.
Para pessoas com sensibilidade a oxalatos, alimentos como espinafre, batata-doce, manteiga de amendoim, amêndoas e beterraba podem representar riscos. Embora sejam altamente nutritivos e ofereçam vários benefícios à saúde, se sua dieta é rica nesses alimentos e você tem se sentido com pouca energia, pode ser hora de reconsiderar os oxalatos e reduzir seu consumo.
Alimentos que melhoram o humor e ajudam a combater a depressão!
Alimentos fermentados são grandes aliados.
Neurotransmissores e neuromoduladores, presentes em alimentos fermentados como kimchi e chucrute, são essenciais para o funcionamento do corpo e da mente. O sistema nervoso, que conecta todos os sistemas biológicos, depende da saúde dessas vias de comunicação. Alimentos fermentados ajudam a manter essas conexões eficientes, beneficiando a resposta rápida e o pensamento claro.
Pesquisas sobre o eixo intestino-cérebro mostram que esses alimentos também apoiam o sistema que regula o estresse, prevenindo disfunções que podem levar a transtornos como depressão, TDAH, bipolaridade e esquizofrenia.
Produtos lácteos fermentados, como queijo e iogurte, também contribuem para o bem-estar, reduzindo o risco de depressão e promovendo a felicidade. Então, aproveite esses lanches fermentados, desde que não seja intolerante à lactose!
Aviso: Não sou dietista nem nutricionista, por isso, sempre consulte seu médico, nutricionista ou dietista se tiver dúvidas sobre sua dieta. Estou apenas compartilhando informações e estudos que li com base em pesquisas para uma vida mais saudável.
Quer saber mais sobre alimentos que ajudam a combater a depressão? Jogue o nosso quiz!