5. O Game Cube não é um cubo
Essa curiosidade é totalmente para os gamers de exatas. Para ser considerado um cubo, um objeto tem que ter as mesmas medidas em todas suas arestas (a “linha” do objeto). No caso do console, as dimensões dele são de 14,9 cm de comprimento x 16,51 cm de largura x 10,9 cm de altura. Claro que o nome é uma licença poética para a criação, mas com certeza vale o registro.

4. O zelador que virou uma das figuras mais importantes
O zelador e funcionário da linha de montagem Gunpei Yokoi era uma pessoa muito criativa, formado em eletrônica na Universidade de Kyoto. Ele criou uma espécie de mão mecânica (as garras de plástico que vemos em lojas de brinquedo hoje) e isso chamou a atenção de seu superior e também de Hiroshi Yamauchi, o então presidente da empresa.
Então, a Nintendo resolveu comercializar o brinquedo. Foram mais de 1,2 milhão de unidades vendidas, rendendo um cargo para Yokoi continuar criando itens do tipo. Nos anos 1970, com a queda de preço de eletrônicos básicos, como calculadoras, ele criou o Game & Watch, um dos primeiros videogames portáteis. Mais tarde, em 1984, ele mudou de área e participou da criação de Metroid, a amada franquia de Samus. Depois desses dois feitos, já em 1989, Yokoi desenvolveu o Game Boy, um dos portáteis mais amados da história dos videogames.

O histórico engenheiro teve um fim trágico, em 1994, vítima de dois acidentes consecutivos de trânsito. Junto com Etsuo Kiso, também da Big N, eles bateram o carro. O acidente foi leve, mas quando os dois saíram do carro para ver o que tinha acontecido, eles foram atropelados por outro carro e acabaram falecendo no hospital.
3. Já foi dona de um time de baseball
Em 1992, o então presidente da empresa Hiroshi Yamauchi comprou o Seattle Mariners por US$ 76 milhões. Mesmo deixando a companhia em 2002, ele continuou como dono até sua morte, em 2013. Nesse período, diversos jogadores vindos do Japão puderam brilhar na MLB, algo que era muito incentivado por Yamauchi.

Os consoles Wii, Nintendo DS (este teve até uma versão especial do clube), Nintendo 3DS, Wii U e Nintendo Switch sempre tiveram ações promocionais no estádio, tornando o lugar muito agradável para os fãs do esporte e dos games. Em 2016, a Nintendo vendeu grande parte de suas ações por US$ 661 milhões, ficando com apenas 10% do time.

2. Yakuza de olho nos negócios
Não, aqui não estamos falando da franquia da SEGA, mas sim da mundialmente conhecida máfia japonesa. Em meados dos anos 1990, o grupo criminoso percebeu a lucratividade que os consoles podiam oferecer. Logo, por que não roubar um dos caminhões lotados de Super Nintendo e vendê-los?
Quando a fabricante descobriu que seus produtos estavam sendo visados pelo crime local, eles mudaram rotas, horários de entrega e colocaram até escoltas para acompanhar o motorista e as valiosas cargas.
Há ainda boatos de que, nos primórdios quando a empresa vendia cartas, uma das maiores compradoras dos produtos era a Yakuza, algo que impulsionou o crescimento financeiro. Mas será mesmo?

1. Quem é a mãe do Bowser Jr.

O filho do icônico vilão de Mario apareceu pela primeira vez em 2002, em Super Mario Sunshine. Desde então, ele virou uma figura recorrente em diversos jogos, mas também estrelou diversas teorias sobre quem seria sua genitora.
No entanto, em um vídeo da Nintendo UK no YouTube, o criador da série Shigeru Miyamoto revelou quem deu a luz ao personagem: ele mesmo. É claro que isso é uma grande brincadeira, mas parece que a Big N gosta desse mistério e vai deixá-lo oculto por mais um tempo.